28.10.09

Ás vezes parece que foi ontém que deixei Lisboa, numa manhã de Outono, outras vezes parece que o último mês que lá passei já foi há mil anos luz atrás! Dividida entre um estado de euforia e um aperto no peito, foi um mês de organizar, planear, arrumar, empacotar, transportar e fazer coisas que senti que tinha que fazer antes de partir. Não as fiz todas, mas as mais importantes!
E finalmente, numa manhã de sol de Outubro, depois de encher o porta-bagagens do carro com quase tudo o que me pertencia, despedi-me rápidamente dos meus pais e irmã e parti, rumo à Holanda.
3 dias e meio mais tarde, algumas paragens em Espanha e França, muitos músculos doridos, muitos CD's tocados e algumas multas por excesso de velocidade depois, entrei na Holanda. E quando passei essa linha geográfica senti-me finalmente em casa. Chegara onde queria estar! Este tinha sido o momento que passara os últimos meses a planear! Num momento desses não há saudades do que ficou para trás, não há uma consciência clara do que está para vír, num momento desses só se sente euforia e entusiasmo pelo começo de algo tão novo! E, sem quaisquer expectativas, apenas uma alegria enorme por algo novo estar prestes a começar, passei a primeira noite em claro, ansiando o nascer do sol para saír à rua e começar a observar, a sentir, a viver este novo lugar...
Passei por um período de uns 3 meses ao qual chamo "lua-de-mel" - uma lua-de-mel com tudo à minha volta, com este novo lugar, novos cheiros, caras que nunca vi, sítios ainda por descobrir, comigo mesma! Depois veio a parte de mim que começou a sentir vontade de iniciar projectos, de me ocupar. E então resolvi arranjar um emprego para passar o tempo, daqueles empregos onde muito pouco é esperado da nossa capacidade intelectual, uma vez que ainda nem se fala a língua, mas que naquela altura foi ideal. Pouca responsabilidade, mas uma boa lição do que é trabalhar na Holanda e com holandeses. E depois de um dia de trabalho - lições de Holandês! Aprender uma língua nova, quando tem mesmo que se o fazer, pode ter momentos giros e momentos de desespero quando achamos que nunca será possível compreender ou falar esta língua tão esquisita que não soa a nada que conhecemos! Mas não há nada que o tempo, a força de vontade e a persistência não conquistem e, 1 ano e meio depois fiz o meu exame nacional de holandês e passei! Com direito a diploma e tudo! Foi o que precisava para me poder inscrever na Vrije University em Amsterdam e terminar aqui o meu curso de Psicologia. E esse foi exactamente o passo que dei a seguir.
Voltar a estudar foi estranho. As memórias que sempre guardei dos tempos de universidade em Portugal são tão boas e tão marcantes na minha vida que não pude deixar de evitar fazer comparações a toda a hora. A universidade aqui é excelente em termos académicos, mas o ambiente e os colegas deixam muito a desejar, ou pelo menos foi o que senti... também há uma boa possibilidade de o facto de já não ter 18, 20 ou 22 anos me tenha feito ver a vida universitária com menos entusiasmo... Mas não desisti!
Ás vezes penso o que faço aqui, tão longe da família, de amigos, do sol e calor... mas a verdade é que mesmo que a Holanda não seja o meu "lugar de sonho", é a minha casa. E também já aprendi que este "lugar de sonho" a que me refiro existe dentro de mim, viajar à volta do mundo à procura dele não adiantaria - está mesmo aqui, em mim, e sempre presente!
Fiz daqui um lar, uma família, um grupo de amigos, uma vida e sinto-me feliz. Alguma vez voltarei para Portugal? Não sei. Alguma vez sairei da Holanda? Não sei. Há respostas que não preciso de ter. Agora estou feliz e isso é que importa!
O que me surpreende nisto tudo nem é a facilidade com que me adaptei e com que fiz aqui uma vida para mim. O que mais me surpreende é a rapidez com que tudo aconteceu, agora olhando para trás quase que não acredito que já tenham passado 9 anos!...
9 anos... voaram acelaradamente, mas não perdi nada! Ganhei mais do que está à vista - um auto-conhecimento gigante e rico que só entende quem já tenha passado pelo mesmo. Nem a psicanálise teria tido este mesmo efeito!
Não me arrependo de nada e fico por aqui, com a certeza absoluta de que, se recuásse no tempo até 9 anos atrás, teria feito exactamente o mesmo naquela manhã de sol de Outono, ao entrar para o carro rumo a algo novo e desconhecido, com uma vontade enorme de viver e perdidamente apaixonada por ti!




10 comentários:

  1. Identifiquei-me com muito do que aqui dizes. Para mim já lá vão 3 anos. Não tenho certezas mas tenho aprendido muito nesta "viagem" :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho saudades dessa fase, os primeiros meses num pais, desbravar um mundo novo!

    Nao estou na Holanda á tanto tempo, so ca estou á 3 anos, mas o sentimento e' partilhado: sinto-me em casa.

    Mais uma vez, excelente post :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei particularmente das "multas por exesso de velocidade" =P lol
    Bem mas também nada se compara às "nossas aulas" aqui! ;) isto porque eram passadas no café a jogar às cartas, ou a fazer jogos "curiosos" (vamos chamar-lhes assim ;) )
    e os "avacalhanços" que faziamos....não têm descrição possível! =P mas tenho por um lado, saudades dessa euforia "inocente" e meio "naive" desses tempos, onde "tudo" ou quase tudo poderiamos "fazer" e conquistar mundo! LOL
    Gostei bastante deste teu texto sobre esse pedaço de tanta coragem, na tua vida! ;)

    Bjs do outro lado
    e 1 abraço forte!

    ResponderEliminar
  4. Gustavo, já aprendi que o tempo que se passa num país estrangeiro nem é muito importante para que partilhemos as mesmas experiências e emoções com outras pessoas que tenham passado pelo mesmo. O que nos liga, neste caso, foi o ter saído do conhecido para ír atrás de algo desconhecido e novo!
    Ainda bem que te sentes em casa, não há nada pior do que vêr pessoas fazê-lo mas infelizes! :)
    Bjs e obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Pois Alice, agora é que disseste uma grande verdade quando colocaste as palavras nossas e aulas entre aspas! LOL Isso diz tudo ;)
    Também acredito que a minha idade tivesse mudado a minha percepção da vida de estudante, mas como os anos que passámos juntas na universidade aí foram tão únicos e especiais por todos os motivos que sabes, seria impossível a experiência sre igual em qualquer outro lugar do mundo! Também tenho saudades da euforia em relação aos aspectos da vida que hoje em dia vejo com mais "sobriedade", mas felizmente não perdi (nem tu) a minha capacidade de "avacalhar" e de me rir e divertir! LOL
    (aqui vai uma "private joke", só pra ti:
    didi+dédé... lembraste?!? LOLOLOL)

    ResponderEliminar
  6. Ceres, certezas não temos nunca, o importante é mesmo a aprendizagem de que falas e a "viagem" em si! :)
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Se há frases que se aplicam à tua história esta é certamente uma delas:
    A tua vida dava um filme :)
    Adoro a descrição destes teus 9 anos, simplesmente adoro este começar de novo.
    Parabéns por tudo.

    ResponderEliminar
  8. Ana, já me disseram isso tantas vezes!... Quem sabe se um dia destes não conheço um maluco qualquer que faça esse filme? ;) Ahahah, que categoria seria??... Drama/ aventura/ comédia/ romance/ terror tudo num só!? Ahahah!
    Obrigada amiga!
    Bjs xx

    ResponderEliminar
  9. Quando li o teu post o Vale escondido arrepiei-me. depois ao ler este arrepio-me também, mas com muito orgulho em ti! és um exemplo pra mim obrigado.

    ResponderEliminar