19.10.09

Cedinho...

Na tentativa de criar um despertar mais agradável todas as manhãs, substituí o meu despertador "bip bip bip" por um despertador-rádio, com CD e tudo! Na altura pareceu-me uma excelente ideia e pensei que se acordasse repentinamente ao som da minha música de escolha em vez de acordar num susto pelo irritante biiiiiiiiiiiiiiiiiiip, o sacrifício seria menor. Não podia estar mais errada. Se havia CD's na minha lista de preferidos, depois de os ter usado como método de acordar de manhã, já não os posso ver, ouvir nem pensar neles! Uma verdadeira cena "pavloviana" sem recompensa nenhuma.
O problema é que não gosto de ser acordada. Gosto de acordar cedinho, adoro as manhãs, mas o ser acordada é que não me deixa no melhor dos humores. Tenho fama de ser do pior durante as 2 primeiras horas do dia, e acredito que para quem tenha que levar comigo isso até seja verdade.... não chateio ninguém, tenho que dizer, não discuto nem crio briguinhas, mas o meu silêncio é tão profundo que é o suficiente para pôr qualquer um ao meu lado nervoso. Já me disseram que era preferível o meu mau feitio se revelar doutra forma, nem que isso significasse discutir! Nunca entendi muito o que isto queria dizer, mas enfim... é cedo e prefiro ficar calada! Nunca acordo infeliz ou verdadeiramente mal-disposta tenho que dizer. Se acordasse assim nos últimos 33 anos de vida acho que já tinha elouquecido ou dado um tiro na cabeça! Mas sou de facto calada de manhã. Preciso de acordar devagarinho, preciso do meu cafézinho, do meu livro ou jornal, do meu ritual matinal onde prefiro que não entre mais ninguém.
Foi o que aconteceu hoje, por isso nem me posso queixar! O despertador lá estava programado para as 7h00m, mas 3 horas antes acordei. Acordei com aquela sensação física de que já tinha dormido tudo o que havia para dormir, embora só me tivesse deitado à 1h00m da manhã, o que significa nem ter dormido muito. Mas senti-me 100% acordada e senti-me bem (o ter acordado naturalmente em vez de ser o despertador a fazê-lo ajudou!), por isso levantei-me e aqui estou eu, a beber o meu cafézinho (porque sem ele a manhã não é como devia ser!).

Tudo ainda dorme - cá em casa, aqui na rua, a natureza e os pássaros... sinto-me a esta hora completamente tranquila e sózinha e adoro isto todas as manhãs! Mesmo que não acorde tão cedo como hoje - é isso que tenho de manhã e que outros, à minha volta, interpretam como mau-acordar, mau feitio, humor matinal... gosto é de calma e silêncio! Manter-me calada, na minha própria mente durante as primeiras horas do dia é uma necessidade e um prazer, não um protesto. É quase tão importante, ou mais ainda, que este cafézinho! Pena que pessoas que acordem a assobiar e a cantarolar não entendam isso, mas para ser justa, também não entendo a euforia mantinal, até porque me parece sempre forçada.
Sinto-me como se fosse o único ser a já estar acordado nesta 2a feira (embora saiba que a esta hora já há muitos desgraçados sentados ao volante do seu carro ou em transportes públicos a caminho do trabalho), mas gosto desta sensação - o mundo ainda descansa, o sol ainda está deitado, nada se move... só me oiço a mim e acho isso tão tranquilizante!
Sei que mais logo tenho imensas coisas para fazer, pessoas com quem lidar e falar, relatórios para escrever... mas agora, neste exacto momento, sou só eu, tranquila!

Sem comentários:

Enviar um comentário