9.10.09

(photo by Dantez)
Ah, sexta-feira! Um dia que por mais agitado que seja parece nunca pesar muito, porque se sabe que o fim-de-semana está à porta. Quando era mais nova a sexta-feira costumava ser um dos dias mais agitados das minhas semanas. Depois de uma semana inteira a cem à hora (mas com o mínimo de responsabilidades possíveis diga-se de passagem, já que a vida de estudante e a viver-se em casa dos papás não se pode comparar à vida que se ganha depois de se crescer), ainda me aguentava a manter o mesmo ritmo às sextas-feiras e, o mais incrível, esse ritmo aumentava para duzentos mil à hora às sextas à noite! Nunca me cansava e estava sempe pronta para mais!... Agora que penso bem, não era só às sextas... as quintas, as terças e os sábados também eram excelentes noites para ír saír! Como é que eu aguentava? Não sei. E embora as minhas vontades tenham mudado com o passar dos anos (e ainda bem!), às vezes gostava de ainda ter aquela energia toda, mas para fazer as coisas que gosto de fazer agora. Hoje em dia é tão fácil sentir-me cansada e não ter tempo para tudo!...
É muito diferente, em tantos aspectos, ter-se 17, ou 19 ou 22 anos! E agora que já tenho 30 (+ 3, ahahah!) não só preciso da tranquilidade dos meus serões como gosto dela. Gosto de chegar a casa à noite depois de um dia de trabalho, de atirar com os sapatos para um canto, libertar-me de todos os pensamentos que me possam prender a alguma obrigação, de jantar com o prato ao colo e de me atirar para cima do sofá a ver os meus programas de televisão preferidos, os meus filmes, de explorar a internet ou de nem sequer ligar a televisão e o computador e de ficar a ler até os olhos pesarem num sinal de que está na hora de me ír deitar! E às sextas-feiras aprecio exactamente o mesmo, com uma satisfação ainda maior por saber que no dia seguinte não tenho mesmo obrigações nenhumas ("espera até teres filhos!" dizem-me amigas minhas... Ok, eu espero então! ahahah).
Aos fins-de-semana à noite adoro ficar acordada até perder a hora! Sim, continuo a gostar da noite, isso não mudou com o passar dos anos, desde que não me metam num lugar cheio de gente com os copos, aos saltos e aos gritos, e música aos altos berros! Estou a ficar velha (já estava à espera que estas palavras me saíssem desde que comecei a escrever!).
Para mim o que define uma boa noitada hoje em dia é o que fazemos tantas vezes aos sábados à noite: um jantar aqui em casa ou em casa de amigos, na companhia dos amigos mais chegados e queridos, com música agradável de fundo a um volume aceitável para que nos possamos ouvir uns aos outros, é o sentarmo-nos à mesa durante horas a conversar, a debater, a dizer nem que seja só disparates daqueles que só amigos entendem entre si. É o partilhar-se mais do que umas bebidas e umas danças, mas é o estar-se juntos no verdadeiro sentido da palavra. É o ver-se um filme juntos, apertadinhos num sofá pequeno demais para todos, é o improvisar-se umas almofadas no chão para uns lugares extras em frente à televisão, é o chorar-se juntos com a beleza de um filme ou o rir-se até às lágrimas com a comédia de outro, é o falar-se do livro que se está a ler, é o mais tarde sentir-se juntos a noite a terminar com um cansaço colectivo agradável e olhares cúmplices por se sentir exactamente a mesma satisfação de uma noite tão bem passada, é o viver-se, celebrar-se e sentir-se a riqueza que é ter um círculo de amigos assim.

... Hoje é sexta-feira - noite para ver "Top Gear" (gozem se quiserem, mas acreditem que nem precisam de ser amantes de carros para delirar com este programa! O bom gosto e o humor british é excelente e não há como não gostar!) e "Weird Weekends" de Louis Theroux, que nunca me aborrece e sempre me faz querer ver mais! Hoje é sexta-feira - noite dedicada à BBC das 8h00m às 22h00m. Depois disso, logo se vê. Não tenho planos. Talvez veja um filme, talvez leia um livro, talvez telefone a um amigo de quem tenho saudades e passe horas na conversa... não tenho nada planeado. Porque é fim-de-semana!
De uma coisa sei: o grupinho habitual vai juntar-se aqui ámanhã para mais uma noite especial, como todas são quando este grupo de pessoas se junta no mesmo lugar e à mesma hora.
Bom fim-de-semana!

2 comentários:

  1. Percebo bem o que escreves sobre a diferença de idades e hábitos e embora tenha andado a passar por uma tempestade violenta como sabes procuro calma e paz sempre que consigo libertar-me dos meus demónios. Desejo-te o melhor fim de semana possível.

    ResponderEliminar
  2. D, um destes fins-de-semana tens que vír aqui e fazer parte de uma destas noites entre amigos! Um óptimo fim-de-semana para ti também amigo!

    ResponderEliminar