27.9.09

Tens uma pastilha elástica?

Hoje passámos a tarde em Alkmaar, uma cidade de que gosto muito aqui no norte da Holanda, não muito longe de onde vivo. Andávamos tranquilamente pelas ruelas movimentadas a apreciar o ritmo de um sábado à tarde, onde as pessoas se lembram de invadir lojas à procura de coisas que não precisam. Soa a um pesadelo, admito, pelo menos para mim que sou daquelas pessoas que detestam andar em lojas e quando preciso de alguma coisa vou directa ao assunto e saio dali o mais rápido possível! Mas ontém até soube bem. Estava um dia de começo de outono óptimo, de sol e temperatura agradável. O ambiente de Alkmaar é muito simpático (gezellig!) e consegui passear naquele movimento todo de mãos dadas com o Jules sem me sentir agitada nem apanhar nenhuma dor de cabeça, o que qualquer um que me conheça sabe que é raro (a falta de agitação num ambiente destes e as mãozinhas dadas!). Resolvemos ír beber um chá e comer uns scones numa esplanada perto da rua principal de lojas, para a seguir darmos uma vista de olhos naquela lojinha de livros por onde tínhamos passado uns momentos antes, muito acolhedora e convidativa, com estantes de madeira antigas, prateleiras cheias de lombadas misteriosas e livros espalhados pelo chão e amontoados até ao tecto! Um pouco desarrumada, é verdade, mas com o feeling ideal de se estar não numa loja, mas mais na sala de estar de um coleccionador de livros. Perfeita!
Foi a caminho da esplanada onde íamos lanchar que passámos por uma rua muito estreitinha, de paredes de tijolo antigas, e cheia de cores e relevos. Olhei bem à minha volta e a minha reacção foi de espanto! Esta rua chama-se "kauwgomsteeg" (a rua da pastilha elástica) e as paredes estão cobertas de pastilhas elásticas - brancas, azuis, cor de rosa, vermelhas, verdes, pequeninas tipo chiclet ou monstruosas tipo gorila. Uma visão estranha e ao mesmo tempo fascinante!

(photo by PiXie)
Embora ninguém me saiba dizer como esta rua começou, o porquê, ou quem terá sido o primeiro maluco a começar esta bela tradição, a verdade é que esta rua é vista como uma obra de arte feita por todos ao longo dos anos, e como muitos dizem "é melhor do que atirar as pastilhas elásticas para o chão!" (concordo, não há nada mais irritante do que um belo passeio pela cidade ser interrompido com uma cena de pastilha elástica colada à sola do sapato! Só o cócó de cão é que bate essa mesmo!).



(photo by PiXie)
Por isso, se um dia tiverem por estes lados e resolverem visitar Alkmaar (o que eu aconselho), não se esqueçam de visitar esta ruela, e se ao passearem pela cidade tiverem que deitar fora a pastilha elástica que têm na boca e já perdeu o gosto, façam-no na "kauwgomsteeg" em estilo, deixando um balãozinho cor de rosa num espacinho livre de parede, como eu fiz hoje.



(photo by J.Otto)



3 comentários:

  1. Olá, Raquel! Vim agradecer e retribuir a simpática visita! :-)
    Visitei Alkmaar, mas infelizmente perdi esta rua, nem sabia da sua existência. É o máximo: só os holandeses para terem uma ideia destas, são uns doidos! ;-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. São curiosidades como esta que valem a pena. Que nos tornam mais ricos. Adorei. Bjocas.

    ResponderEliminar
  3. Undutchablegirl, para a próxima já sabes: estando em Alkmaar, passar pela "kauwgomsteeg" e deixar um vestígio da tua presença na parede! ;)

    ResponderEliminar