12.9.09

(photo by ?)

Para as pessoas que acham ter tudo sob controle e a vida na direcção certa, deixem-me que vos diga: não existe uma direcção certa. Existem diferentes direcções, caminhos, maneiras de se fazer as coisas, mas nunca se pode considerar apenas uma como sendo a certa. Algo que funcione para uns pode não dar certo para outros. Na maioria das vezes, o que funciona para muitos não funciona para mim. Nem a forma que funciona para mim me cai bem muitas vezes, quanto mais a forma dos outros! Muitas vezes sei o que tenho que fazer e não o faço. E tantas vezes quero tomar acção em algo e não sei como.
Confusão total. Penso mais depressa do que consigo agir e sinto mais depressa do que penso. Hmmm, o que fazer a tanta confusão? Nada. Apenas rir-me dela, com ela, de mim. Apenas isso. Se me deixar afectar com as minhas confusões e dúvidas aí sim é que me perco. Não há nada como encontrar uma gargalhada nas nossas fraquezas. Principalmente quando não há nada para se rir.
Não, eu não sou instável. Sou "emocionalmente flexível" o que me permite bastante. "Emocionalmente flexível"... que bonito! Não é óptimo quando encontramos palavras que justifiquem ou dêm um pouco de sentido às nossas acções?!
Estava aqui a pensar numa coisa... depois de ter visto um documentário ontém à noite sobre o trabalho dos bombeiros voluntários na Holanda (não, não havia mais nada de jeito para ver nos 280 canais televisivos e eu estava num estranho mood para um programa da treta) onde foi falado de um enorme incêndio numa fábrica já não sei do quê, vi as imagens dos bombeiros de volta ao posto, estoirados, suados e sujos depois de horas numa luta contra chamas, que me faz fazer uma vénia mental de agradecimento (sim, não é todos os dias que se encontram pessoas que se atirem a chamas para ajudar outras!). Foi mais ou menos nessa altura do documentário que o chefe do posto dos bombeiros fez uma ronda da caserna para as câmeras e falou sobre o trabalho de bombeiro. Depois mostraram aquele pilar/ poste (como é que se chama aquilo?) que se vê nos filmes, onde em situações de emergência os bombeiros deslizam em 3 segundos até lá abaixo para mais depressa se encontrarem em posição para se vestirem, entrarem nos carros e irem combater um fogo algures. "Sim, descer pelo pilar é mais rápido do que usar as escadas!" Disse o chefe de bombeiros para a câmera com um sorriso ignorante e um tom que mais soou a alguém que tivesse encontrado a cura para uma doença mortal ao fim de anos e anos de pesquisa... eu é que me pergunto: se o objectivo é chegarem lá abaixo o mais depressa possível, uma vez que qualquer segundo gasto em vão pode implicar a segurança e mesmo a vida de outros, porque é que se sentam lá em cima??
Estas coisinhas causam-me constantemente interrogações, mas felizmente duma maneira que ainda me faz rir... às vezes parece que encontro contradições na maioria das coisas que vejo e oiço, mas é inevitável! Do género: há uns tempos atrás falava na rádio uma equipe cientistas da Universidade de Medicina de Boston sobre um medicamento que iria ser lançado no mercado para 0niomania (desejo compulsivo de consumir/ gastar). Este medicamento seria dirigido a pessoas que fossem viciadas em comprar - shopaholics... pessoas que gastam fortunas em insignificâncias, que compulsivamente compram o que não precisam só por terem que comprar. Pessoas que vivem deprimidas devido a débitos altíssimos e irreversíveis nos cartões de crédito. Pessoas que querem parar e não conseguem. Pessoas que têm a casa cheia de merdinhas que não usam e um roupeiro cheio de roupas ainda por estrear e etiquetas com o preço. Pessoas que parecem ter tudo, mas que se sentem vazias e sem nada, até comprar o próximo artigo. Agora o que me deu vontade de rir nesta história foi o facto das indústrias farmacêuticas (ui!) terem um plano para lançar este medicamento no mercado, para que as pessoas que sofressem desse mesmo mal o podessem comprar!? Não são tão queridas e bondosas estas indústrias farmacêuticas, preocupadas com o bem-estar e saúde geral?
Vejo contradições em tantas coisas, mas não o consigo evitar. Ás vezes sou confusa e torno as coisas difíceis ou quase impossíveis para mim mesma, mas não sou cega e disso eu tenho a certeza! Vejo as contradições porque estão mesmo à minha frente e na maioria dos casos não lhes consigo virar as costas! E quando o faço elas estão também atrás de mim. Mesmo que nem o fizesse... tenho 2 olhinhos na nuca.
Círculos viciosos - outra expressão que eu adoro! Estão em todo o lado, em todas as coisas, em todas as pessoas - em mim, pelo menos de certeza! É um girar constante que me mantém viva e em movimento. Isto fará sentido a alguém? Não sei, talvez não. Mas faz-me sentido a mim - a maior parte das vezes, até novas dúvidas surgirem.
Às vezes canso-me, a mim mesma. Imagino aos outros! ;) Mas é assim que as coisas se movem - damos e recebemos, seja o que for. O que importa é que estes círculos nunca se fechem e mesmo que um dia o façam, que seja na altura certa, na altura que nos faz sentido a nós próprios.
Não me interessa muito saber que caminho será o meu caminho final, o momento em que todos os círculos de dúvidas e de questões se fecharão.
A mim o que importa é por onde eu ando até lá chegar.

2 comentários:

  1. Bem vinda ao mundo da Blogsfera! =) Aqui vai ser um Blog que promete as minhas visitas... mesmo a autora não sabendo nem tendo como delineado o "caminho" que este Blog vai tomar, mas isso também não interessa, eu até gosto mais assim, é mais pessoal, o que significa que existe uma pessoa por detrás do monitor, que vive uma vida =) pois essa também não é "controlada nem direcionada" rigidamente. Finalemente vamos ter o previlegio destes "Pensamentos" =)

    Bjs do outro lado

    ResponderEliminar
  2. oi amiga,
    depois de tanto tempo a chatearem-me tinha mesmo que aparecer por estes lados... :)
    o teu blog também é, para mim, um espaço de paragem obrigatória e cada vez me surpreendes mais com a forma como captas as coisas!lindo!
    xx

    ResponderEliminar