24.9.09

Planeta Tokyo

Embora já tenha viajado bastante, o mundo é tão imenso que há sempre lugares a chamarem-me para uma nova paragem e aventura. Estou sempre a descobrir um interesse e uma curiosidade gigante por lugares desconhecidos, sítios distantes e misteriosos. Um lugar onde gostava imenso de ír é ao Japão.
Deve ser um mundo único, diferente de tudo o que sei, de tudo o que já vi e de todas as coisas que conheço. Quando vi o filme "Lost in Translation" senti-me quase lá. O silêncio que se ouve por falta de compreensão, os olhares das pessoas que muito raramente se cruzam, os cheiros de comidas estranhas que para tantos pode ser assustador, são apenas alguns pequenos aspectos desta cultura que me transmitem uma sensação de paz enorme, uma ideia de estar mais próxima de mim mesma... mais afastada de tudo o resto e num processo de aprendizagem, seja ele qual for!Para algo completamente novo, diferente, alucinante e inesquecível, acredito ser Tóquio o destino certo. Mais surrealista não existe.
Quando vejo imagens desta cidade coberta em luzes de neons, os formigueiros de pessoas que se movem em tantas direcções, a forma como tudo ali vive de uma maneira tão intensa, as roupas e os cabelos coloridos, os sorrisos tímidos das pessoas, a forma como as regras de etiqueta são prezadas, os arranjos artísticos feitos de flores ou de sushi, as lojas de gadgets, sinto-me tão fascinada que perco a capacidade de pensar, entrando muito depressa num mundo de sonho e fantasia.

Que mais podia desejar do que uma viagem assim, que me daria muito mais do que umas férias, mas uma experiência de vida, um ensinamento sobre uma cultura tão rica e sobre um mundo tão diferente do meu. Que forma melhor de me deixar surpreender? De me afastar de tudo o resto e de descobrir o que aquele lugar tem para me dar - sobre ele mesmo e sobre mim. Acredito que quanto mais nos afastamos do que conhecemos, do que tomamos como garantido, mais próximo de nós chegamos.
Enquanto a tecnologia ainda não me permite entrar numa nave espacial e explorar o espaço, ír a Tóquio é o mais parecido que encontro com uma viagem a outro planeta! Não sei para quando esta viagem será, mas será. Disso eu sei!
E até lá vou-me deixando perder em imagens, cores, sons, formas e todos os detalhes tão peculiares desta cultura tão diferente da minha...


またいつかね (mata itsuka ne)









2 comentários:

  1. Sabes que também sinto cada vez mais vontade de sair da cultura Ocidental. Os Japoneses são o povo mais civilizado do mundo. Li há dias uma reportagem que relatava algumas diferenças de civismo entre nós e eles e uma delas era fascinante: Os Japoneses acham má educação falar ao telemóvel em frente dos outros na rua. Ah Ah Ah, cá também.
    Nota de rodapé: A minha irmã mais velha casou com um militar americano que vai ser colocado no... JAPÃO por 3 anos :)

    ResponderEliminar
  2. Toca a poupar guito prá viagem. Uma sugestão: começa um curso de japonês. Eu tenciono fazer o mesmo deste lado. Pode não se atingir a fluência mas vai trazer grandes vantagens no japão em relação aos outro gaijin. Ah, e fica aqui um link para a união luso/japa http://miguelleiria.blogspot.com/2007/03/teppe-watanabe-guitar-mlp-double-bass.html

    ResponderEliminar