14.9.09

Mood Killers

(photo by ?)

Adoro Coca-Cola. É a melhor coca e a melhor cola do mundo! Qual "branca" ou UHU! Coca-Cola sim... aaaahhhh, enjoy!
Um dia destes estava sentada numa esplanada e pedi uma Coca-Cola. O empregado trouxe-me uma lata de Pepsi, já aberta. Dois enormes erros em tão pouco tempo! Eu disse logo que não. Não quero uma Pepsi, quero uma Coca-Cola e não quero uma lata, quero uma garrafa. Fechadinha. Retire a carica à minha frente, por favor. Não é que eu tenha daquelas paranóias de que me possam meter algo na bebida, nem tenho medo de germes, mas acho que uma Coca-Cola só sabe verdadeiramente como é suposto saber quando se obedece a este ritual. Chamem-me esquisitinha, não me importo. Mas como é que eu podia beber a minha Coca-Cola se não tivesse ouvido aquele barulhinho que se ouve quando a carica salta? Gosto das coisas como gosto e se isso for ser esquisitinha, então sou esquisitinha e quero continuar a ser!
O gajo olhou para mim de lado, com um ar enjoado e ainda revirou os olhos antes de se afastar contrariado. "Palhaço", pensei. Quem não sabe a diferença entre uma Coca-Cola e uma Pepsi não devia trabalhar num café. Se eu pedir uma canja de galinha e me trouxerem uma água fervida com um caldo knorr lá diluído, não esperem que eu fique em silêncio. Se não me fizesse nenhuma diferença, sentava-me numa esplanada e dizia ao empregado de mesa para me trazer o que lhe apetecesse. Mas não, ao sentar-me numa esplanada apetece-me consumir algo e é isso que eu espero. Se eu pedisse um sumo de laranja natural e me trouxessem um sumo de laranja de pacote nem era um drama, se isso fosse previamente combinado comigo. Nem sou muito complicada, menos no que se refere à Coca-Cola. Pepsi é uma coisa cheia de açúcar e sem gás, Coca-Cola é uma bebida maravilhosa e refrescante, também cheia de açúcar felizmente, mas com muito gás e um gosto único! (Enjoy!)
Nem é o facto de alguns estabelecimentos não venderem Coca-Cola que me incomoda. O que me deixa de facto a bater mal é quando me trazem uma Pepsi e esperam que eu a beba com a mesma satisfação que beberia uma Coca-Cola. Não é o mesmo! Será que ninguém sabe disso? Se fosse o mesmo não se chamariam coisas diferentes. Pelo menos digam-me se só tiverem Pepsi, ao menos dão-me a possibilidade de escolher outra bebida qualquer. Mas neste dia até foi mais cómico, pois havia Coca-Cola e ele trouxe-me uma Pepsi na mesma. "É o mesmo...", ainda reclamou baixinho.
E depois há daqueles mood-killers, daquelas pessoas que muitas vezes se encontram na mesma esplanada, apenas a uma mesinha de distância, que gostam de iniciar uma conversazinha... ai, por favor deixem-me descansada! Será que o facto de eu me sentar aqui de livro nas mãos, cabeça baixa e óculos escuros não diz o suficiente? Um homem estava sentado na mesa ao lado da minha e, ao fim da tal vinda, ída e volta do empregado na situação da Coca-Cola versus Pepsi virou-se para mim com um piscar do olho e disse, como quem quer alertar-me para algo de muito errado que estou prestes a fazer: "Sabia que numa garrafa de Coca-Cola há o equivalente a 22 cubos de açúcar, hum?" Olha o idiota, a querer partilhar a sua sabedoria comigo! Dei-lhe logo com alguns factos sobre sobre o consumo de álcool, pois vi pelos vestígios na mesa dele que já ía na quinta cerveja e aproveitei para lhe atirar com umas dicas sobre o que a exposição excessiva da pele a solários pode causar à saúde, para não falar da aparência; o homem era cor-de-laranja! Nem sei como ele não tropeçou e caíu ao levantar-se para se ír embora, não pelas cervejas que tinha bebido, mas com a rapidez com que o fez! Ri-me contente por dentro, dei finalmente um golinho da minha Coca-Cola e levantei ligeiramente o copo no ar, como quem faz um brinde, ao pensar novamente para os meus botões "enjoy"!
Estes mood-killers... pessimistas de nascença, que não só esperam o pior mas que espalham isso de uma maneira quase malvada. É como alguém libertar um vírus de propósito, só para chatear. Esperam o pior e desejam o pior - o que é bem pior! Tenho a impressão de que certas pessoas de idade têm mais este hábito do que pessoas mais novas. Dizem ser mais sábias, mas eu acredito que não é nenhuma forma de sabedoria que tentam incutir, mas sim uma espécie de repreenda que é provavelmente o resultado de uma certa inveja, de uma dificuldade em aceitar a idade que se tem. Quando se envelhece com o tempo e não com a vida, torna-se assim... azedo. Vêem alguém satisfeito e logo se apressam a tentar desfazer a satisfação que o outro sente. Pessimistas maldosos. Crueldade, cegueira. Conheci uma pessoa assim. Sempre que se partilhava algo com ela recebia-se uma cacetada de negativismo. Se alguém lhe dissesse que estava apaixonado e feliz, junto da pessoa de quem se gosta já há 6 meses a reacção seria: "Ai que bom, fico tão contente! 6 meses hã, esperemos que dure!" ("esperemos"... plural, o que significa isso? Quem são vocês que esperam?); se alguém lhe desse a notícia de que um casal conhecido estava à espera de bébé a reacção seria : "Ai que maravilha, devem estar tão felizes depois de tanto tempo a tentar engravidar, só esperemos que corra tudo bem desta vez..." (novamente o "esperemos" e aquele tom de voz em que se sente sem margem para dúvidas de que o que esperam é exactamente o oposto, com um prazer maldoso inexplicável); ou mesmo quando alguém se sentia feliz fosse por que motivo fosse, saía-se com uma daquelas frases pobres: "Aproveita enquanto dura"- mais uma cacetada. Tinha tantas cacetadas para dar e vender que quase me dá vontade de rir a forma como morreu, no sentido que a última cacetada deu-a a si mesma.
Mood-killers... vivem para estragar o ânimo dos outros e tudo o que os rodeia não é mais do que mood-killers killers'. Porque aqueles que eu vejo como mood-killers vêem-me a mim da mesma forma, por motivos diferentes e de maneiras distintas, mas o processo até é mais ou menos o mesmo. A diferença é que eu os deixo em paz e deixo cada um viver como quer, mas poupem-me dos falsos moralismos, da pobre sabedoria e das frases feitas.
(Obrigada, mas não. Porque é que eu beberia uma Pepsi havendo Coca-Cola?!)

2 comentários:

  1. Lolol que bela cena de café!!!!! curti particularmente o "homem Laranja" =)

    Bjs do outro lado!

    ResponderEliminar
  2. Quem não sabe a diferença entre uma Coca-Cola e uma Pepsi não merece viver "Pode xer pepxiii ?" Fds

    ResponderEliminar