19.4.10

Primeiras impressões

Durante um encontro de domingo com amigos veio à conversa o quando e como nos conhecemos e, no seguimento dessa conversa, voltei a ouvir: "Adoro-te, mas quando te conheci achei-te arrogante e nem simpatizei contigo." Já ouvi estas palavras tantas vezes que perdi a conta e só me dão vontade de rir. Sei que vêm de pessoas que são minhas amigas de verdade e que gostam de mim por tudo o que sou. Mas a verdade é que às vezes me deixam a pensar na razão pela qual tantas pessoas não gostam de mim à primeira vista... não sou daquelas pessoas que precise de agradar e que tenha necessidade que me aceitem ou gostem de mim, mas fico curiosa, porque nunca me conseguem explicar o porquê.
Será o meu olhar que não conseguem ler? Será a minha frontalidade? Ou será o meu sentido de humor negro e sarcasmo? Será talvez o facto de conseguirem ver em mim uma indiferença em relação ao que pensam de mim e o facto de também eu não gostar rápidamente de qualquer pessoa? Será a minha maneira de falar ou de estar? Ou será que sou daquelas pessoas com uma voz ou riso irritantes?...
Sei que é um facto - a maioria das pessoas com as quais me relaciono melhor hoje em dia não gostaram de mim quando me conheceram. Pelo menos é o que me disseram, todas elas. Mas quando lhes pergunto porquê, não me conseguem dizer mais do que: "Não sei bem... é qualquer coisa em ti...!" (agradeço a boa explicação, e eu que estava com receio que fossem ser pouco específicos!)
O mais curioso de tudo isto é o facto de o grau de antipatia em relação a mim ao me conhecerem estar directamente ligado ao quanto as pessoas se tornaram minhas amigas com o passar do tempo. A experiência tem-me ensinado o seguinte: pessoas que gostem muito de mim no início acabam por desaparecer muito depressa da minha vida, por minha escolha ou por escolha delas, e pessoas que não gostem de mim ou me achem arrogante e "estranha" ao me conhecerem, são pessoas com as quais acabo por vír a ter uma amizade sólida e muito especial. Bom, olhando para isto com algum optimismo, até podia querer dizer que tenho muitos amigos. Mas até isto parece ser diferente do que à primeira vista aparenta. Parece que a vida usa por vezes uma matemática misteriosa, quem sabe para criar algum equilíbrio entre as coisas ou só para nos chatear, mas quantos mais aninhos tenho em cima, menos são os amigos à minha volta. O que vale é a minha certeza cada vez maior de que quanto menor esse número de amigos é, melhor eles são e maior é a amizade e cumplicidade entre nós!

7 comentários:

  1. O Encoberto19.4.10

    Adoro-te e já não me lembro de quando te conheci pela primeira vez. Mas sempre te considerei inocente, e sempre achei que o teu humor negro e sarcasmo iam muito bem com a voz e riso que outras pessoas que não eu poderão considerar potencialmente irritantes. É agora tempo de conhecer-te outra vez e verificar a premissa.

    ResponderEliminar
  2. Encoberto, se me conheces sabes que sou a pessoa mais curiosa do universo... obrigadinha por me deixares a pensar quem serás, já pela segunda vez! ;)
    Bjs xx

    ResponderEliminar
  3. Desculpa contrariar, mas eu gosto de ti como és desde o primeiro dia em que te vi (22 de Novembro de 1975), e 35 anos depois ainda estamos juntas com uma cumplicidade que com mais ninguém tenho...

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Mana, agora fiquei sem palavras... snif!
    xx

    ResponderEliminar
  5. Acho que o facto de teres sentido de humor "negro" e sarcasmo ajuda a poderem não gostar de ti ao inicio...(estilo as meninas da turma...lol) ok a cara de "gozo" também pode não ajudar quando dizes as piadas!!! Lol mas acho que isso deve-se principalmente pela maioria das pessoas não ter sentido de humor e não conseguirem "brincar" consigo proprias...não me lembro de Não ter gostado de ti na 1 vez que nos conhecemos...antes pelo contrario! Foste a unica que achou piada ao que eu disse na aula a uma prof. que "tinha a mania que tinha graça" lol e eu "gozei" com ela mas ninguém percebeu a não seres tu que estavas sentada ao meu lado no auditório. Eu lembro-me de estar a dizer à prof. que ela tinha o riso parecido com o cão das "wacky races" e baixinho para ti "ri-te ri-te quando vires que a vaselina tem areia até choras" lololol e tu ficas-te a olhar para mim e começas-te a rir, o que para mim foi logo um bom sinal pois eras "perspicaz" o suficiente para entender, ao contrario da maioria dos "coleguinhas"...ai bons tempos. O que nós "acabalhamos" naquela faculdade...tenho saudades disso!
    Bjs deste lado

    ResponderEliminar
  6. Alice, lembro-me dessa aula em que nos conhecemos como se fosse ontém! Gostei logo de ti e lembro-me de ter pensado para os meus botões "Finalmente 1 gaja fixe!" LOL
    Lembro-me que ficámos inseparáveis desde esse dia... (Didi e Dédé, lembraste? LOOOOL!!!)
    Bjs grandes xx

    ResponderEliminar
  7. LOLOLOL era Didi e Dedé ou Didi e Dodó?! opa agora tive uma branca!! LOL

    ResponderEliminar