5.2.09

Typical dutch

(photo by J.Otto, Febo snackbar, Hoorn NH)

Dentro desta categoria posso contar um número interminável de histórias que definem os holandeses e os seus hábitos bastante característicos. É uma das coisas que eu mais aprecio no facto de estar a viver num país estrangeiro - o observar, o aprender, o poder surpreender-me por coisas nunca antes vistas. Estando numa posição de imigrante, vejo as coisas doutra forma; o que para eles é normal e adquirido é para mim novo e diferente. Reparo em coisas que mais ninguém parece lembrar-se de existirem, coloco questões sobre essas mesmas coisas e sinto sempre alguma espécie de comédia sobre esses factos. Acho bastante curioso o facto dos holandeses terem hábitos e tradições muito fortes. Talvez por o país ser tão pequeno, a maioria dos holandeses comporta-se da mesma maneira uns dos outros. É engraçado de se ver e este aspecto faz com que as pessoas sejam muito unidas, parecidas e se compreendam bastante bem umas às outras. Mas também há um contra - é eles não encararem o imprevisível e o inesperado de ânimo leve. Tudo o que fuja à regra assusta-os. Têm uma mente aberta para experimentar fazer coisas de forma diferente do que estão habituados, tenho que dizer, mas têm que ser convencidos de que vale a pena! Tem que se explicar, de forma racional e lógica o porquê de uma excepção. Quando cedem parecem crianças pequenas, felizes e delirados com a excitação de algo novo!
Uma das coisas que os holandeses adoram é snack-food. Não há nenhum holandês que, depois de um passeio de domingo, ou de um dia na praia no Verão, não passe por um snack-bar. Batatinhas fritas, croquetes, rissóis, pastéis de queijo, you name it, eles têm de tudo - desde que seja frito! Esta comidinha rápida é tão popular por aqui que em quase todas as esquinas das ruas se encontra um snack-bar. E se por acaso viver numa zona em que o snack-bar habitual feche por exemplo aos domingos, no panic! Há sempre maneiras de comprar os seus fritos na mesma!
A foto é bastante clara, mas mesmo assim aqui vão as instruções de uso: coloque uma moeda de 1 euro na máquina e abra a gavetinha correspondente ao salgadinho que quer, tire o salgadinho e bon-apetit!

Sem comentários:

Enviar um comentário