10.2.09

Portugal - Holanda

(photo by Raquel P.)
Por mais que me perguntem se gosto mais da Holanda do que Portugal, continuo sem conseguir responder de uma forma clara. Digo sempre algo nada original, do género: "um país não é melhor do que o outro, é diferente!", mas é isto que realmente sinto. Há alturas em que sinto saudades de Portugal, por diferentes razões, e que só me apetece fazer as malas e voltar! Mas lembro-me sempre de momentos que tive em Portugal nos últimos anos durante férias, em que dei comigo a pensar "acho que já não era capaz de viver aqui"... (também por diferentes razões). No fundo sinto-me ligada aos 2 países de uma forma muito forte. Não era capaz de escolher entre um e outro, e não consigo imaginar a minha vida sem a possibilidade de viver entre os 2!
Por vezes é estranho e confuso (definitivamente difícil de explicar a quem nunca viveu no estrangeiro e quase impossível de entender para quem nunca tenha saído do conforto do seu país!), mas a experiência de pertencer a dois mundos e culturas totalmente diferentes é óptima! Tem os seus pontos baixos, como todas as coisas: saudades, nostalgia, vontade de se estar onde não se está e de se ter o que não se tem... mas ao fim de 8 anos já me habituei a sentir-me assim - quer esteja em Portugal, quer esteja na Holanda, sinto isso em diferentes ocasiões, uma vez que estes dois mundos raramente se encontram. E quando os dois se juntam, numa ída de férias a Portugal com amigos holandeses por exemplo, o meu mundo torna-se tão completo que só desejo que tudo fique assim para sempre!
Mas quando me perguntam se me arrependo de ter saído de Portugal digo sempre o mesmo:"nem pensar!" - se não tivesse sido a Holanda, tinha sido outro lugar qualquer, disso sei eu bem!
E ainda bem, porque os pontos altos de uma experiência destas são muitos e valem muito a pena!


Sem comentários:

Enviar um comentário