7.7.10

Orgulho laranja :)

Desde o começo do Mundial que os holandeses estão em festa. Não se fala da crise económica, não se queixa da chuva ou do calor em excesso, não há stresses por causa das filas de trânsito, não há nada - rigorosamente nada que possa parecer ser um problema.
Neste momento só existe o Mundial de Futebol. É tudo o que se ouve e mais nada importa.
As ruas mudaram de ar e estão enfeitadas. As pessoas estão diferentes, sentem-se em festa e isso vê-se nas caras delas e sente-se no ar. As bicicletas foram pintadas de cor-de-laranja, muitos carros também, bolinhos tradicionais começaram a ser feitos com corantes cor-de-laranja, não se vê um único carro que não tenha uma bandeirinha cor-de-laranja a saír da uma das janelas e até algumas casas foram pintadas de cor-de-laranja!

Laranja, laranja e mais laranja!... Nunca foi uma cor que gostasse muito, mas confesso que a cor laranja também me corre nas veias e já entrei neste espírito louco! (não, a casa cor-de-laranja não é a minha!).


Esta semana até parece nem custar a passar e ír para o trabalho é uma espécie de passatempo até domingo. Todos os momentos livres que se tem são aproveitados para planear em detalhe (com todos os pormenores escritos na agenda, ou não estivesse eu a falar de holandeses!) o dia da grande final. Barbeques (os grill cor-de-laranja já esgotaram!), festas de jardim e praia com ecrãs gigantes, mais enfeites nas ruas e nas casas ainda, música ao vivo, roupas, perucas e máscaras cor-de-laranja... tudo o que se possa pensar (e também o impensável) para que ver o jogo seja uma loucura total, está a ser organizado.

Estive uns dias ausente, mas agora não podia estar a adorar mais estar aqui! São alturas assim que me mostram quem e como os holandeses de facto são! Para quem ache que é um "povo frio e distante", digo já que se enganam! São cuidadosos e gostam de ter as coisas sob controlo, mas quando a festa começa só param quando o mundo acaba! São apaixonados pela sua cultura e país, e orgulham-se do seu sucesso!
... E espero mesmo que a Holanda ganhe este Mundial - não estou (nem eu, nem os restantes 16.599.000 habitantes da Holanda) preparada para ver esta festa chegar ao fim...
E até domingo, toca de viver a festa, rir e festejar, e gritar bem alto para o mundo inteiro ouvir: "HUP HOLLAND HUP!!!"

6 comentários:

  1. O Encoberto7.7.10

    Agora só falta ganhar aos espanholitos. Esperemos que à terceira seja de vez, depois dos desaires em 74 e 78.

    ResponderEliminar
  2. Encoberto, acho que o jogo de domingo vai ser muito interessante! Tanto a Holanda como a Espanha estão em forma, mas depois do jogo de ontém fiquei com medo dos espanhois!... ;)
    Aconteça o que acontecer, este Mundial tem um novo campeão e isso é demais! Por esse mesmo motivo estive ontém a torcer por Espanha, embora saiba que os holandeses preferiam ír à final com a Alemanha (depois do jogo de ontém percebo porquê!!!)
    A ver vamos... ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. O Encoberto9.7.10

    Seria interessante um Alemanha - Holanda, porque decerto iria dar molho, e esta Europa adormecida precisa de algo que agite as águas. Gostaria que a Holanda vencesse por várias razões:
    1. porque estás aí e imagino que isso te faria rejubilar e correr de felicidade em câmara lenta por prados verdejantes.
    2. porque já estiveram em duas finais contra selecções organizadoras (numa das quais foram prejudicados pela arbitragem), e sempre apresentaram um futebol alegre e positivo.
    3. não me apetece passar as próximas décadas a ouvir os espanhóis dizerem que já foram campeões do mundo.
    4. o David Villa tem uma voz irritante.
    5. as holandesas são giras e altas.
    6. há que desmistificar a ideia que o polvo Paul tem poderes de antevisão da realidade.

    Não sei se tem alguma coisa a ver, mas parece que por via das dúvidas o Lula não vai pôr os pés na final do mundial.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. De facto os Holandeses nisto do futebol são pura cor.

    ResponderEliminar
  5. Colibri, são mesmo! Cor, vida, alegria e paixão pela equipa nacional! É lindo! :))

    ResponderEliminar
  6. O Encoberto11.7.10

    "Minha laranja amarga e doce
    meu poema
    feito de gomos de saudade
    minha pena
    pesada e leve
    secreta e pura
    minha passagem para o breve
    breve instante da loucura."

    José Carlos Ary dos Santos

    ResponderEliminar