Neste momento só existe o Mundial de Futebol. É tudo o que se ouve e mais nada importa.
As ruas mudaram de ar e estão enfeitadas. As pessoas estão diferentes, sentem-se em festa e isso vê-se nas caras delas e sente-se no ar. As bicicletas foram pintadas de cor-de-laranja, muitos carros também, bolinhos tradicionais começaram a ser feitos com corantes cor-de-laranja, não se vê um único carro que não tenha uma bandeirinha cor-de-laranja a saír da uma das janelas e até algumas casas foram pintadas de cor-de-laranja!
Esta semana até parece nem custar a passar e ír para o trabalho é uma espécie de passatempo até domingo. Todos os momentos livres que se tem são aproveitados para planear em detalhe (com todos os pormenores escritos na agenda, ou não estivesse eu a falar de holandeses!) o dia da grande final. Barbeques (os grill cor-de-laranja já esgotaram!), festas de jardim e praia com ecrãs gigantes, mais enfeites nas ruas e nas casas ainda, música ao vivo, roupas, perucas e máscaras cor-de-laranja... tudo o que se possa pensar (e também o impensável) para que ver o jogo seja uma loucura total, está a ser organizado.
Estive uns dias ausente, mas agora não podia estar a adorar mais estar aqui! São alturas assim que me mostram quem e como os holandeses de facto são! Para quem ache que é um "povo frio e distante", digo já que se enganam! São cuidadosos e gostam de ter as coisas sob controlo, mas quando a festa começa só param quando o mundo acaba! São apaixonados pela sua cultura e país, e orgulham-se do seu sucesso!
... E espero mesmo que a Holanda ganhe este Mundial - não estou (nem eu, nem os restantes 16.599.000 habitantes da Holanda) preparada para ver esta festa chegar ao fim...
E até domingo, toca de viver a festa, rir e festejar, e gritar bem alto para o mundo inteiro ouvir: "HUP HOLLAND HUP!!!"
Agora só falta ganhar aos espanholitos. Esperemos que à terceira seja de vez, depois dos desaires em 74 e 78.
ResponderEliminarEncoberto, acho que o jogo de domingo vai ser muito interessante! Tanto a Holanda como a Espanha estão em forma, mas depois do jogo de ontém fiquei com medo dos espanhois!... ;)
ResponderEliminarAconteça o que acontecer, este Mundial tem um novo campeão e isso é demais! Por esse mesmo motivo estive ontém a torcer por Espanha, embora saiba que os holandeses preferiam ír à final com a Alemanha (depois do jogo de ontém percebo porquê!!!)
A ver vamos... ;)
Bjs
Seria interessante um Alemanha - Holanda, porque decerto iria dar molho, e esta Europa adormecida precisa de algo que agite as águas. Gostaria que a Holanda vencesse por várias razões:
ResponderEliminar1. porque estás aí e imagino que isso te faria rejubilar e correr de felicidade em câmara lenta por prados verdejantes.
2. porque já estiveram em duas finais contra selecções organizadoras (numa das quais foram prejudicados pela arbitragem), e sempre apresentaram um futebol alegre e positivo.
3. não me apetece passar as próximas décadas a ouvir os espanhóis dizerem que já foram campeões do mundo.
4. o David Villa tem uma voz irritante.
5. as holandesas são giras e altas.
6. há que desmistificar a ideia que o polvo Paul tem poderes de antevisão da realidade.
Não sei se tem alguma coisa a ver, mas parece que por via das dúvidas o Lula não vai pôr os pés na final do mundial.
Beijos.
De facto os Holandeses nisto do futebol são pura cor.
ResponderEliminarColibri, são mesmo! Cor, vida, alegria e paixão pela equipa nacional! É lindo! :))
ResponderEliminar"Minha laranja amarga e doce
ResponderEliminarmeu poema
feito de gomos de saudade
minha pena
pesada e leve
secreta e pura
minha passagem para o breve
breve instante da loucura."
José Carlos Ary dos Santos