4.11.09

Modas, Coca-Colas light e anorexia nervosa

Depois da maravilhosa invenção da Coca-Cola em 1886, pelo farmacêutico Pemberton que inicialmente usou a refrescante bebida para curar dores de cabeça e cansaço (viva o açúcar e a cafeína!), veio muitos anos mais tarde a Coca-Cola light, diet e a Coca-Cola zero, para satisfazer aqueles mais cheinhos, com tendência para tal ou aqueles a quem a ideia de um grão de açúcar no sangue parece mais assustadora do que ossinhos cadavéricos à vista de todos.
Parece que o mundo inteiro anda com medo da palavra "gordo". Parece que não existem mais limites para dietas radicais, comprimidos para suprimir o apetite, tamanhos de roupa cada vez mais minúsculos, orgulho em se ter 0% de gordura no corpo, operações plásticas para retirar gordura do rabo e colocar silicone nos peitos, olhos tristes e olheiras até à cintura. Os ideais de beleza deixam-me parva... prefiro um poco a mais do que bastante a menos, mas até isso parece ser criticado quando dito em voz alta!
E o que fazer quando peço uma Coca-Cola num restaurante, me trazem uma Coca-Cola diet e digo: "quero uma Coca-Cola normal, por favor" e a empregada olha para mim de alto a baixo, com um ar chocado de quem pensa "a sério???", como se eu pesasse 150 kilos e era melhor ter cuidado? Mando-a à merda, claro, mas em pensamento para não estragar a noite.
Até as enjoativas bebidas energéticas tipo Red Bull já têm versões light... sem açúcar, sem o ingrediente fundamental para dar energia! Parece que é moda - produtos light, o fingir beber-se e comer-se de uma forma saudável! Ás vezes vejo daquelas pessoas em restaurantes, sentadas à mesa com um ar sofredor, com uma salada de tomate e pepino à frente do nariz e uma bebida light, pão e manteiguinha intactos colocados no canto da mesa não vá não se resistir à tentação. Nunca deixo de notar que se sentam ali à hora da refeição, com o ar mais miserável do mundo, como quem está a ser castigado pelas suas escolhas de ser "saudável". Agora pergunto-me: o que é de facto prejudicial? Ser-se feliz ou viver-se contrariado e com fome? Ter-se bom aspecto ou ar de esqueleto andante? Sinceramente, não preciso de olhar para uma mulher na rua que me lembre a múmia do Tutankhamon, caso esta tivesse sido enfeitada com roupas do século XXI (tamanho xxs, claro!), cabeleira loira, lentes de contacto azuis e maquilhagem em doses exageradas para disfarçar o que já não é possível esconder!
Acho que anda tudo ao contrário. À procura de uma pefeição que já se devia saber que não existe e a caminho rápido da morte. Tenho respeito por todas as pessoas e as suas escolhas, mas estou um bocado cansada de amigas/ conhecidas/ estranhos na rua, viverem com um único objectivo: perder mais uns quilinhos, só mais uns, para conseguir enfiar-se naquele vestidinho minúsculo que está à venda numa loja cara e da moda e que se viu numa revista, usado por uma modelo qualquer anoréxica.

3 comentários:

  1. tu e a coca-cola! lol
    tou de acordo contigo! caminha-se para uma mania da magreza e confunde-se isso tudo com elegancia e beleza, é triste.

    ResponderEliminar
  2. As dietas e as coisas "light" nada tem a ver com alimentação saudável...acho que caminhamos para um mundo de pensamento "light", onde a os conceitos são "diet" e por consequencia as pessoas são "magras"! ;)Lol viva os vicios da nossa imperfeita humanidade, que nos caracterizam! =P

    Bjs do outro lado

    ResponderEliminar
  3. Pensar "light" + conceitos "diet" = cérebros anoréxicos.
    Sou pelo saudável (que bonito), mas quando se entra na obsessão (não tanto pelo saudável, mas pelo corpo e imagem) perco a paciência. Principalmente se se começa a partir do princípio que pensamos todos assim e, sem me perguntarem previamente sobre a minha preferência, decidem num café ou restaurante trazer-me a bebida que pedi versão light. Mais uma linda neste tópico: ontém fui ao cinema com uma amiga, ela comprou um balde gigante de pipocas doces e, para matar a sede, uma coca-cola...adivinhem lá... light!? WHAT THE F###??? Com um alguidar de pipocas que dava para alimentar 4 pessoas, bebe lá uma merda de 1 bebida regular, ou não!??!?? Ainda nos rimos com o meu comentário à situação, mas enfim... ;)
    xx

    ResponderEliminar