8.12.12

Memórias de um estranho

(photo by Ricardo Casal)
Take Everything, Mazzy Star
Quando te vi passar soube que tinha que olhar de novo. E deixei-te passar por mim, sem dizer rigorosamente nada... desejei que passasses o mais depressa possível, para poder virar-me e ver-te ír...
Há pessoas que me fazem querer olhar outra vez. Muitas vezes, estas são as pessoas que outros nem sequer vêem.
Low profile... uma qualidade que alguns temem, mas que eu não consigo evitar sentir um fascínio enorme. Nem consigo sentir de outra forma!... What's not to like?
Ser-se discreto nos dias de hoje é uma qualidade rara. Gosto de pessoas que não falam muito de si mesmas nem dos outros, que não se gabam do que fazem ou têm, que não procuram dramas alheios onde possam meter o nariz. Não há nada como manter um low profile, com direito a sorrisos enigmáticos e silêncios informativos.

Não existe nada mais patético do que pessoas precisarem de aparecer, de se mostrar, de vender uma imagem seja a que preço for. Não há nada mais triste do que pessoas precisarem de fazer o mesmo em nome ou às custas de outros. Se tivessemos sido feitos para falar nas costas, a nossa boca e os nossos olhos estariam na nuca. E, o pior de todos os casos (infelizmente também aquele que mais vejo), são aqueles que se mostram e promovem o seu ego - mas fingindo um low profile. E esses não são discretos, são arrogantes.
Low profile é um charme, quando é verdadeiro e ausente de qualquer tipo de plano ou intenção. É uma qualidade que poucos têm. Esses poucos são aqueles que alcançam e fazem, mas não vendem; aqueles que dispertam interesse nos outros à sua volta exactamente por não o fazerem. Aqueles que nunca respondem a uma pergunta detalhadamente deixando sempre algo em aberto, algo por dizer, algo que por não ser dito permite ao perguntador soltar a sua imaginação. Não existe charme mais charmoso do que aquele que brinca e joga  - sem maldade - com a nossa mente, do que aquele que nos transmite a liberdade de pensar o que quisermos confiando claro que iremos pensar no que é certo, transmitindo-nos no entanto um mistério e curiosidade enormes... mas, digo-o novamente, sem planos ou intenções!
Não há nada melhor do que explorar o nosso mundo, as nossas opções e as nossas oportunidades. Apostar no desconhecido, experimentar, querer ver o que se esconde para lá daquela curva perigosa. Arriscar quando se está a ganhar e saber parar quando se está a perder. Sem bluff , isso é só para alguns.
 - Sorte não se ganha, faz-se -
Low profile... uma qualidade que muitos temem, e eu até entendo o porquê. Olhar nos olhos pessoas que são difíceis de ler, é algo que poucos sabem e gostam de fazer. Saír da zona de conforto é algo que requer força e segurança. Curiosamente, um low profile nem o faz... se há algo que um low profile preza é a sua zona de conforto, mas não finge fazê-lo, e é isso mesmo que valoriso. Um low profile respeita a zona de conforto dos outros, um arrogante explora.
O importante é ser, agir - tal e qual como se é - 
Com defeitos, com lados feios, com coisas menos compreensíveis para os outros, mas com tudo o que se é verdadeiramente. 

Não é fácil distinguir um verdadeiro low profile de um low character, mas se há algo que nunca nos falha é a verdade que o tempo oferece...
- Porque, e com o tempo, todas as máscaras caiem -

Lembrei-me de que é sempre assim,
ao ver a tua cair-me aos pés...

6 comentários:

  1. Ricardo, ainda bem que gostaste! E mais uma vez, obrigada pela fotografia - é genial! todas elas são, a dificuldade foi decidir-me...

    ResponderEliminar
  2. Eu, low profiler me assumo....

    ResponderEliminar
  3. Gustavo, join the club! ahahah
    * gostei do look do teu blog no wordpress, grandes fotos de Giethoorn! akele lugar é mágico...
    bjs, aparece sempre!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado :)
    Eu sou fa do teu estamine, venho ca sempre que escreves. Apesar de a maioria dos teus textos estarem associados a um periodo menos bom da tua vida, adoro "ler-te". Continua! ;)

    ResponderEliminar
  5. Gustavo, muitos textos são também escritos na 1a pessoa, mas baseados em coisas que já vi acontecer, coisas do mundo em que vivemos e experiências doutras pessoas. Mas confesso, as emoções, essas são muito minhas! ;)
    Obrigada pelo apoio, aparece sempre!

    ResponderEliminar